quinta-feira, 9 de maio de 2013

Chivitos


Chivito é um prato típico uruguaio, 
inventado por Antônio Carbonário nos anos 40, 
e até hoje muito consumido por lá, onde existem diversas chiviterias. 
Conta a história que tudo aconteceu numa noite complicada, onde eles sofreram um apagão. 
Uma cliente do Norte Argentino, pediu carne de Chivito ("Chivito" palavra literalmente significa "pequena cabra" ou "cabrito"), porque antes de chegar a Punta Del Este ela havia passado por Córdoba, onde havia                   provado essa carne e gostado muito. 
Como não tinham a carne no Restaurante do Carbonato, ele preparou um sanduíche feito de pão tostado com manteiga, uma fatia de presunto e filé mignon: “un churrasquito jugoso”. 
A mulher ficou encantada e por sorte saíram do apuro e, sem querer, inventaram o Chivito. A ideia se tornou tão bem sucedida que o Chivito foi incluído no menu e chegaram a ser vendidos mil por dia. 
Dois açougueiros de Punta Del Este manteve seus negócios somente pela carne que vendiam para os chivitos. O sanduíche ficou famoso por esse nome e em outros lugares acrescentaram variantes: "O Chivito canadense", e "o Chivito ao prato", com batatas fritas. Consiste basicamente de finas fatias de filé mignon (churrasco de carne), com maionese, azeitonas pretas ou verdes, mussarela, tomate, alface e normalmente o bacon, ovos fritos ou cozido e presunto. É servido no pão de forma, de hambúrguer ou pão francês, e com um lado de batatas fritas.

Em Montevidéu, provamos o chivito ao prato, base de folhas de alface, tomate, batata frita, camadas de filé fininho, bacon, ovo frito, palmito e azeitona. 
Nossa!!! 
Muito bom! 
Mas, sugiro para o almoço,
 é muito grande, não conseguimos comer tudo, 
e olhe que meu amado marido adora comer.

Fonte da história: lanacion.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe as suas e leve as minhas experiências culinárias, comente, dê feedbacks.