segunda-feira, 9 de julho de 2012

18º Salon du Chocolat

Maior evento sobre chocolate do mundo foi lançado em Salvador


O Salão do Chocolate, maior evento mundial dedicado ao chocolate, abriu sua primeira edição em Salvador, na Bahia, de 6 a 8 de julho de 2012, no Centro de Convenções da Bahia. Após Paris, Nova Iorque, Tóquio e 6 cidades japonesas, Moscou, Xangai, Cairo, Bolonha e Zurique, o Salão tem a honra de se instalar no Brasil, 4º país consumidor de chocolate e 5º país produtor de cacau.
Verdadeiro elo entre países produtores, chocolateiros e consumidores, o Salão do Chocolate na Bahia acolheu na sua primeira edição, mais de 60 participantes brasileiros e internacionais, para um momento excepcional de descobertas e prazeres gourmets.

Os visitantes encontraram os maiores chocolateiros internacionais e brasileiros e puderam participar em inúmeras animações achocolatadas.
Os mais renomados chefs e especialistas em chocolate do Brasil e do mundo estão no 18º Salon du Chocolat Bahia, evento internacional lançado na noite de quinta-feira em Salvador - pela primeira vez na América Latina.


O evento veio para a Bahia fazendo uma homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado. O 1º Salão do Chocolate na Bahia foi dedicado a Jorge Amado. Através de romances seus como "Cacau", "As Terras do Sem Fim" ou ainda "São Jorge dos Ilhéus", Jorge Amado homenageou incessantemente o trabalho dos plantadores e retratou a saga do cacau. Filho de plantador, Jorge Amado imortalizou a cultura do cacau no Brasil, no início do século XX.






Mais de 40 expositores mostram todas as etapas da cadeia produtiva do chocolate, desde produtores de cacau até grandes indústrias chocolateiras. Também serão apresentadas matérias-primas inusitadas, técnicas exclusivas e formatos diferenciados, a exemplo de maquiagem comestível feita de chocolate.


Maior produtor de cacau do Brasil, a Bahia foi escolhida para sediar o evento no país. Na programação do Salon du Chocolat, os visitantes puderam participar da ChocoDemo, um espaço com demonstrações de grandes “chocolatiers” e chefs. Foram apresentadas técnicas e receitas. A programação incluiu grandes nomes da gastronomia nacional e internacional como Fabrice Le Nud, Arnaud Larher, Stéphane Bonnat, Carole Crema, entre outros.

Já na ChocoEsfera, os assuntos relacionados à cadeia produtiva do cacau e chocolate serão debatidos. História do cacau, mitos e lendas, indicação geográfica, boas práticas de produção e as tendências do mercado gourmet fizeram parte da intensa e diversificada programação.
Fonte: G1 BA
Para mim a grande surpresa foram os chocolates da Bahia, deliciosos... com 70% de amêndoas de cacau torradas, textura delicada com pedacinhos crocantes da amêndoa, excelente experiência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe as suas e leve as minhas experiências culinárias, comente, dê feedbacks.