terça-feira, 12 de março de 2013

Sorvete de Banana





Fonte de carboidratos, a banana contém diversos minerais, entre eles o cálcio, essencial para a formação dos ossos e dentes; fósforo, que atua em diversos processos metabólicos; ferro, cuja deficiência acarreta a anemia nutricional; potássio, ótimo para quem sofre de hipertensão; e pequeno teor de magnésio, enxofre, cobre, zinco e iodo. Além das vitaminas A e C, do complexo B.

Calorias por 100g: 45 kcal

Uso da fruta na alimentação traz efeitos benéficos ao organismo, conforme rede de pesquisadores. O produto pode reduzir resistência da glicose à insulina e ajudar na prevenção do diabetes.

Se desejar uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana. A banana contém 3 açúcares naturais: Sucrose, frutose e glicose que combinada com fibras, te dá um substancial aumento de energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas te dão energia o suficiente para um exercício intenso de 90 minutos. Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela te ajuda a prevenir um numero substancial de doenças, fazendo com que ela tenha que fazer parte de sua alimentação.

Depressão: De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Anemia: Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina combatendo a anemia.

Constipação: Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

Ressaca: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milkshake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estomago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite a te re-hidrata.

Azia: A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar.

Fumo: A banana também ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar. A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina que as pessoas que tentam parar de fumar sentem.

Quando você a compara com uma maça, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outros minerais e vitaminas. Também é uma das melhores fontes de potássio juntamente com o melão.

Fonte:Dra. Ricely Fernandes

Nesse calorão daqui da Bahia a minha dica é o sorvete de banana. Aqui vai a minha receitinha.



Ingredientes:

- 6 bananas da prata

Modo de preparo:

Corte es bananas em rodelas e espalhe em uma assadeira de alumínio, leve ao congelador por umas 4 horas, bata no liquidificador ou processador e é só fazer as bolinhas e servir. Para incrementar pode colocar calda de chocolate, leite em pó... Hummm...vai aumentar as calorias, é claro, mas vai ficar uma delícia. Na versão mais light, coloque apenas canela em pau para decorar, puro também é uma delícia.


2 comentários:

Obrigada pela visita!
Deixe as suas e leve as minhas experiências culinárias, comente, dê feedbacks.