quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Moqueca de Filé de Merluza

Há algum tempo atrás organizamos um almoço no meu trabalho e o menu era comida baiana, sendo assim sorteamos o prato que cada uma levaria.  Para o meu desespero, fiquei com a moqueca de peixe, e agora? eu nunca tinha feito uma moqueca na minha vida... mas sabia de alguém que fazia e carinhosamente sempre me convidava para degustar: meu sogro, e foi ele quem me socorreu, me deu a receita e dei os meus toques.  A moqueca foi o maior sucesso, nem acreditaram que foi a minha primeira moqueca.
Em homenagem a ele que hoje não está mais conosco, vou deixar pra vocês a receita da moqueca de filé de merluza que me deixou famosa no trabalho. 


Ingredientes:

- 1 Kg de filé de merluza sem pele
- 4 dentes de alho
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 4 limões
- 2 cebolas médias cortada em rodelas
- 1 pimentão cortado em rodelas
- 4 tomates médios cortado em rodelas e sem sementes
- 2 xícaras de coentrinho picado
- 2 pimentas de cheiro ( daquela que não arde)
- Azeite de oliva
- 1/3 xícara de azeite de dendê 
- 1 garrafinha de 500 ml de leite de coco

Modo de preparo

Lave os filés de merluza com 2 limões, amasse o alho com o sal e a pimenta do reino e tempere os filés, adicione o caldo de 2 limões e deixe marinar por 30 minutos. Arrume em uma panela grande uma camada da metade da cebola em rodelas, acrescente uma camada da  metade do pimentão, outra camada da metade do tomate e por fim uma xícara de coentro picado. Arrume por cima o filé de merluza adicionando também o caldo que se formou. Coloque por cima do filé, em camadas, o restante da cebola, pimentão, tomate e coentrinho. Acrescente 2 pimentas de cheiro inteiras, azeite de oliva a gosto, o leite de coco, o azeite de dendê e leve ao fogo baixo por 10 minutos. 

Dicas: - Pra quem não come dendê, pode substituir por catchup, só pra dá uma corzinha.
- Acompanha arroz branco e pirão feito com um pouco do caldo.


É simples e fica uma delícia!!!


2 comentários:

  1. hummm...esse blog dá água na boca..parabéns...adoro moqueca!!
    venha me conhecer:
    http://misturinhascroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francieli,

      Obrigada pela visita. Seu blog é lindinho.
      Volte sempre!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Deixe as suas e leve as minhas experiências culinárias, comente, dê feedbacks.