segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tender, Já é Natal...


Natal chegando, sei que a estrela da noite é o peru, mas aqui em casa gostamos muito de tender. Todo ano faço da mesma forma, com suco de laranja e glucose (Karo), mas esse ano quero fazer diferente. Vejam só que idéias legais que encontrei no blog da Rita Lobo, como diz ela:combinações incríveis para inspirar você a fazer um delicioso tender no Natal. 

Rita Lobo é a autora dos livros A conversa chegou à cozinha, crônicas e receitas (editora Ediouro), Culinária para bem estar, receitas anti TPM (editora Panelinha) e Cozinha de estar (editora Conex). Formada em gastronomia nos EUA, a chef começou a escrever sobre comida em 1995, no jornal Folha de S.Paulo. Em 2000, criou o site Panelinha, que dirige até hoje.

                                           Foto: Rômulo Fialdini para Lola Magazine, Editora Abril


A seguir veja as opções de marinadas que viram molho para deixar o tender com sabor especial. 

Antes, porém, você precisar saber alguns pontos:

• um mini tender de cerca de 1 kg serve seis pessoas; 
• para cravejar, risque a superfície com a ponta da faca, formando quadrados ou losangos, e espete cada cravo em uma junção;
• a marinada precisa ter 3 xícaras (chá) de algum líquido; 
• o ideal é deixá-lo marinando por 12 horas em geladeira; 
• para aquecer e assar, o tender precisa de 30 minutos em forno preaquecido a 200 0C (temperatura média), com a marinada, coberto com papel-alumínio e, depois, mais 20 minutos sem o papel (são 50 minutos no total); 
• nos últimos 20 minutos, a cada 5, regue com o líquido da marinada (da própria assadeira); 
• depois de retirar o tender da assadeira, transfira para uma tábua e cubra com papel-alumínio para não esfriar enquanto você faz o molho. 

Agora, sim, vamos ao molho! Você vai precisar de 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e todo o líquido da marinada que ficou na assadeira. Sabe fazer um roux? É só colocar a manteiga numa panela média, derreter, juntar a farinha e misturar com uma colher em fogo médio por 2 minutos. Retire a panela do fogo e junte a marinada de uma vez. Misture com um batedor de arame, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por cerca de 10 minutos, até engrossar e apurar o sabor.

Tudo entendido? Agora só falta escolher a combinação de ingredientes vai dar o tom da sua ceia de Natal. Aqui tem quatro opções, com alimentos super aromáticos, que viram molhos deliciosos. 

Marinadas que viram molhos

1. geleia de laranja + gengibre fresco + tomilho
Use: ½ xícara (chá) de geleia de laranja, ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado, 1 ramo de tomilho e 2 ½ xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de abacaxi). 

2. vinho do Porto + raspas de limão + orégano fresco
Use: 1 xícara (chá) vinho do Porto, raspas de 1 limão, 2 ramos de orégano fresco e 2 xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de maçã). 

3. cranberry + açúcar mascavo + alho
Use: 2 xícaras (chá) de suco de cranberry, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 cabeça de alho (corte uma tampa, como na foto) e 1 xícara (chá) de vinho branco (ou suco de laranja). 

4. mel + mostarda + sálvia
Use: ¼ de xícara (chá) de mostarda de Dijon, ¼ de xícara (chá) de mel, 2 ½ xícaras (chá) de vinho branco (ou suco de maçã) e 10 folhas de sálvia. 

Escolhi a opção 2, depois posto a foto do resultado. E você vais escolher qual?             Mande pra mim o resultado da sua experiência.
Feliz Natal!